6 Tradições da Holanda

Assim como em vários países a Holanda também possui suas tradições e datas comemorativas, alguns costumes como colocar uma cegonha no quintal quando nasce um bebe, vestir laranjado no dia do rei ou colocar o sapato na porta para ganhar presente de Natal são uns dos costumes holandeses. Aqui embaixo 6 tradições Holandesas e suas respectivas datas.

1. Dia do rei da Holanda

O dia do rei e celebrado no dia 27 de abril em homenagem ao aniversário do rei Willem-Alexander  e e também um feriado nacional.

O rei e a família real visita uma cidade escolhida, onde ele participara junto com a população local de apresentações ou desfilhes característicos desta cidade. Tudo e transmitido pelo canal de televisão holandesa.

Neste dia os holandeses também usam roupas laranja penduram e bandeira da Holanda em frente suas casas. O país todo comemora com festivais e feiras livres.

O tompoes e uma iguaria típica deste dia e é encontrado em todas as padarias e supermercados da Holanda.

2. Sinterklaas

O Sinterklaas ou Santo Nicolau e comemorado no dia 5 de dezembro e se compara com  o papai-noel do Brasil, ele é um homem velho de barba branca, que vem montado em um cavalo branco para entregar os presentes das crianças, ele também tem seus ajudantes que são de cor escura, vestem roupas coloridas e usam um chapéu engraçado.

As crianças catam músicas de natal, se pintam de preto, comem doces, ganham chocolates de letra e comem biscoitos como o pepernoten, esses nada mais são do que pequenos biscoitos crocantes feitos de farinha de trigo, manteiga, leite, açúcar mascavo e gengibre. 

 As crianças também colocam seus sapados na porta a espera de seu presente, junto com o sapato elas colocam também uma cenoura para o cavalo do Santo Nicolas. Os pais brincam com os filhos dizendo se você não se comportar o Sinterklaas vai te levar no saco para a Espanha.

Essa tradição e muito importante na cultura holandesa as crianças acreditam realmente que sinterklaas existe e partir do dia 17 de novembro há festivais em toda a Holanda para a criançada com músicas, brincadeiras, distribuição de biscoitos e a chegada do Santo Nicolas que geralmente vem de trem para cada cidade. 

3. Natal

Diferente do Brasil o Natal na Holanda não e comemorado do dia 24 para o dia 25, mas sim no dia 25 para o dia 26 de dezembro.

Os holandeses geralmente respeitam um costume que é montar sua arvore de natal depois do dia 5 de dezembro, ou seja depois do dia de Sinterklaas (Santo Nicolas).

No dia 26 as famílias se reuniam o dia todo, para o café da manhã, lache da tarde e jantar.  Geralmente a opção de jantar para os Holandeses nessas datas comemorativas é o gourmet que nada mais é de que churrasco na chapa, uma chapa eletrica, pequena que é posta na mesa e cada convidado pode assar a sua porção de carne, peixe, frango ou legumes. 

Churrasco na chapa

4. O dia da Memória

O dia da memória é dedicado as vítimas da Segunda Guerra Mundial e é celebrado no 4 de maio. Esta data é muito importante para os holandeses e já no ano de 1945 dia da libertação foi comemorado o primeiro dia da memória.

Uma cerimônia é realizada neste dia e que acontece na praça Dam em Amsterdam, nessa praça se destaca o Monumento Nacional, lugar tambem muito visitado pelos turistas. 

Também é feito 2 minutos de silencio (as 20h) com a participação de familiares de soldados que de alguma maneira participaram da guerra, os familiares dão depoimentos em nome daqueles que  participaram da guerra e uma coroa de flores e flores são  colocadas no monumento, a presença do rei Willem-Alexar e a rainha Maxima na cerimôni também são anuais. 

Dia da memoria Holanda

5. Dia da Libertação

O dia da libertação é comemorado no dia 5 de maio em homenagem ao dia da libertação da Holanda que foi tomada pela Alemanha na segunda guerra mundial em 1945. Neste dia há celebrações e festivais por todo o país para celebrar a liberdade e a democracia.  

No dia da libertação os edifícios holandeses penduram a bandeira da Holanda, não é obrigatório mas neste dia se ver em todos os lugares e também residências a bandeira hasteada. 

6. Tradição que envolve a maternidade

A tradição que envolve o nascimento de um bebê na Holanda é muito importante e marcante para os Holandeses pois o nascimento de um filho e celebrado com muita felicidade e planejamento.

Quando a mãe vai para o Hospital os familiares, vizinhos e amigos se reúnem para enfeitar o jardim e a casa para receber esse bebe.

No jardim se coloca uma cegonha que é conhecida por trazer boa sorte e também pelo fato de as cegonhas vivem juntas toda a vida com os mesmo pares.

Os Holandeses enviam cartões para amigos e familiares para dar a notícia do nascimento, no cartão está geralmente o nome do bebe e a data de nascimento e quando o bebe nasce a mãe também recebe muitos cartões de felicitações. 

A mãe avisa quando as visitas ao bebê e a mãe são benvindas, no dia da visita o bebe é a mãe são mimados e ganham presentes, neste dia se oferece biscoitos recheados com bolinhas coloridas de açúcar as visitas, rosa para meninas e azul para meninos. Essas bolinhas são feitas de anis, há quem dizem que anis é bom para o leite materno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + oito =