Bem-vindo à Holanda também conhecida por Países Baixos

A Holanda é um país encantador por suas paisagens deslumbrantes, história e cultura, com cerca de 17,53 habitantes é um país pequeno e bem organizado no que diz respeito e saúde, transporte, educação e  saneamento básico. 

A Holanda faz fronteira com a Alemanha e a Bélgica, e é também  conhecida por seus campos de flores coloridas, por seus canais pitorescos e cidades dinâmicas que mesclam tradição e modernidade.

Fatos e curiosidades

  1. Monarquia

A Holanda é uma monarquia constitucional, portanto a Holanda possui um rei e uma rainha e a constituição limita o poder do rei e sendo assim ele não muito poder como chefe de estado. O rei desempenha uma função cerimonial e simbólica. No dia 27 de abril se comemora o dia do rei na Holanda, pois neste dia o rei Willem-Alexander comemora seu aniversário os holandeses comemoram juntos se vestem de alaranjado e há eventos por todo o país.

2. Tolerância e liberalismo

Não podemos deixar de citar que o Países Baixos também é país liberal em relação as drogas, homossexualidade, ao aborto e a prostituição. A prostituição na Holanda é legal assim como o uso da maconha. Ao visitar Amsterdam você verá as garotas que trabalham atrás das janelas e os cafés onde o uso da maconha e liberada.

3. Clima e estaçoes 

A aqui assim como na maioria dos países do Hemisfério Norte, existem quatro estacoes: primavera, verão, outono e inverno. 

  • Primavera: começa em março termina em junho.
  • Verão: começa em junho e termina em setembro
  • Outono: começa em setembro e termina em dezembro.
  • O inverno começa em dezembro e termina em março.

4. Cultura e atividades

Em Amsterdam capital da Holanda se encontram vários pontos turistícos como:

  • Museu  Van Gogh  
  • Rijksmuseum  
  • Casa da Anne Frank
  • Canais de Amsterdam
  • Giethoorn
  • Zaanse Schans
  • Keukenhof
  • Voldenkpark

5.Ciclismo

Ha quem diz que na Holanda existem mais bicicletas do que pessoas, aqui se usa muito as bicicletas como transporte e  existem muitas ciclovias e regras para proteger os ciclistas.

6. Culinária holandesa

Um dos pratos típicos da Holanda se chama stamppot  é um purê de batata misturado com outros legumes ou verduras, esse prato  é servido com bola de carne ou salsicha defumada (rookworst), “o meu favorito e com chucrutes”, chucrutes é o repolho ralado acidificado. 

A  Holanda também é conhecida por possui queijos saborosos e de boa qualidade, entre outros produtos que são bastantes consumidos na Holanda:  estão a pasta de 

Qualidade de vida

A Holanda é regularmente classificada como um país com elevada qualidade de vida, esses são os motivos:

  1. Bons cuidados de saúde: Os Países Baixos possuem um sistema de saúde extenso e bem organizado. Não existem filas enormes de espera e os agendamentos soa geralmente feitos por telefone.
  2. Boa educação: O sistema educativo dos Países Baixos e geralmente elogiado como um dos melhores do mundo. Ha educação primaria gratuita para todas as crianças e muitas oportunidades para o ensino superior, o governo dá uma ajuda de custo para os estudantes e o inglês é obrigatório.
  3. Mercado imobiliário: O mercado imobiliário nos Países Baixos era geralmente estável e acessivo, infelizmente a realidade de uns anos para ca é outra, faltam casas e apartamentos disponíveis especialmente nas cidades grandes como, Amsterdã, Utrecht e Roterdã , muitas pessoas tem dificuldade em comprar uma casa devido os altos preços e as regras de empréstimo mais rígidas dos bancos.
  4. Infraestrutura: A infraestrutura na Holanda está muito bem desenvolvida e oferece aos residentes uma forma de viajar acessível, tranquila e segura.

Integração

integracao

Mudar para outro país como a Holanda é um grande passo para muitas pessoas, uma escolha difícil e com muitos obstáculos.  Deixar sua família, seu país e sua cultura, já são razões  suficientes para te deixar com dúvidas. Outros desafios também devem ser enfrentados como, aprender o idioma, se habituar a outra cultura e ao clima.

Se integrar na sociedade de outro país de modo geral requer estrutura psicológica, planejamento e muita força de vontade e também fé em Deus. Se você está aproucura de novas oportunidades e mudança de vida então “Creia você mudará de vida”.

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11:1

Para viver na Holanda você precisará fazer a solicitação de um visto, e o prazo para turistas são de três  meses. O procedimento de pedido e aprovação de visto é diferente para cada pessoa e muitas vezes demorado e estressante pela burocracia, porém tudo valerá apena, porque depois dos primeiros desafios vencidos você se sentirá feliz e realizado morando nesse país.

Para brasileiros há várias maneiras, de se viver legalmente na Holanda, são elas:

  • estudo
  • trabalho
  • intercâmbio
  • Relação amorosa, de amizade etc..

Se você está de mudança leia mais sobre os procedimentos de solicitação de visto para a Holanda.

Conclusao

No começo pode ser para algumas pessoas difícil, se adaptar em outro país porque o clima e aprender outro idioma, e se estruturar são  um dos maiores desafios e podem desmotivar qualquer um, mas não  desista! Nada se conquista com facilidade, com persistência, estrutura emocional e planejamento a capacidade de se adaptar fica mais possível.

Oportunidades

Apesar da crise econômica ainda há bastante trabalho para quem quer trabalhar, a mão-de-obra na Holanda está escassa para os serviços  de construção, saúde, limpeza e  há vagas de trabalho nas fabricas. E para quem quer aprender o idioma existem cursos gratuitos nas bibliotecas das cidades e bairros, que são geralmente gratuitos.

Para quem fala inglês as oportunidades são maiores, pelo fato de que na Holanda o Inglês é obrigatória nas escolas, sendo assim você pode se empregar falando somente o inglês.

Com seu diploma holandês nas mãos  há possibilidades de iniciar um curso técnico com estágio remunerado nas áreas de saúde e educação por exemplo e ao contrário do que você pensa seus diplomas em outro pais pode ser de grande ajuda, você pode mandar traduzi-los e comparar com o nível de um curso holandês.

Dicas para quem quer aprender idioma holandes

Umas das formas de se aprender o idioma holandês rápido é:

  •  Lei livros infantis, veja os programas de televisão locais.
  • Se matricule o mais rápido possível em um curso de holandês.
  • Nas livrarias são dadas aulas de Holandês gratuito e muitas professoras aposentadas estão dispostas a dar aulas domicilio, então esteja informado.
  • Procura na prefeitura de seu bairro, por vagas de serviços voluntários.
  •  Converse com seus vizinhos, uma bom círculo de amizade também são oportunidades, o famoso network funciona bem para se manter informado e evoluir.
  • *Se você fala inglês   então ficará mais fácil você conseguir um trabalho na Holanda, se manter informado é muito importante para quem quer imigrar para outro país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + catorze =